Gina Costa
HOMENAGEADA XXI FACE
Uma voz conhecida, uma pessoa amável, alguém do povo para falar ao povo....
É fato e é real sem redundância que Gina Costa será a homenageada do XXI Festival de artes cênicas de Conselheiro Lafaiete o FACE.
Gina do Fato Real como é carinhosamente chamada pelos Lafaietenses é natural da cidade de Manhuaçu MG, mas mudou ainda pequena para a cidade de Ponte Nova MG, foi lá onde deu seus primeiros passos rumo ao jornalismo, participando por acaso de um concurso em uma rádio local, destacando se por sua luta para descobrir a veracidade dos fatos e pela voz agradável de se ouvir. É Mãe de duas filhas Barbara e Ana Cândida. Formada em letras e jornalismo une a boa escrita a forma amistosa de noticiar notícias.
A história da nossa homenageada nas terras da Queluz de Minas começa a convite de Agostinho Campos Neto, ao ouvir a sua voz marcante não teve dúvida e a convidou para integrar a equipe da Rádio Carijós.
A história da nossa homenageada nas terras da Queluz de Minas começa a convite de Agostinho Campos Neto, ao ouvir a sua voz marcante não teve dúvida e a convidou para integrar a equipe da Rádio Carijós.
Gina trabalhou também na Colonial em Congonhas por pouco tempo antes de se mudar ou melhor se tornar uma Lafaietense, por aqui já são vinte e nove anos cobrindo eventos e momentos marcantes da cidade, entretanto foi apenas em 2019 que recebeu o título de cidadã honorária em sessão solene na câmara municipal.
Entre tantas coberturas marcantes em sua carreira se destacam a entrevista com Fernando Haddad hoje ministro da Fazenda. A cobertura do acidente em 1996 onde um avião caiu sobre a multidão que participava de um bingo na praça do Cristo causando oito mortes e ferindo dezenas de pessoas e o excelente trabalho realizado em 2013, noticiando das margens da rodovia tudo o que acontecia nas manifestações pelo basta aos acidentes fatais na BR-040.
Nossa querida jornalista se destaca pelo seu protagonismo quando o assunto é contribuir com a vida do próximo, aproveitando seus espaços nas telecomunicações para engajar toda a população em campanhas sociais. Quem das localidades próximas não se lembra do caso da menina Emanuele Vitoria onde a jornalista pediu ajuda para arrecadar um valor para uma cirurgia rara na então recém-nascida, no mesmo dia após várias ligações recebidas conseguiu de um doador anônimo o valor integral que possibilitou a realização da cirurgia, inclusive após anos sem ter contato com a família tiveram recentemente um reencontro emocionante.
Não poderíamos deixar de destacar o site de notícias de maior prestígio e relevância da região. Em 2007 Gina Costa junto de Alexandra Gabriel modernizou o noticiário local no qual atingiu grandes proporções dando asas e repercussão para tudo que acontece por aqui.
Depois de tanto fazer por nossa região chegou a nossa vez de dizer o quanto é importante para nós. Gina Costa tem a arte de dar a notícia e a Casa do Teatro promete um festival lindo para evidenciar isso...
"Pensar em Gina é pensar em garra! Garra pra poder entrar no jornalismo e correr atrás de cada notícia com dedicação. Mulher forte que além de todo preconceito no jornalismo, seguiu e até hoje traz a informação com amor, cuidado e atenção."
Gustavo Andrade
Para Gina Costa
Rosas maravilhosas,
Vermelhas e lindas,
Se penduradas em ti estivessem,
Seriam meras coadjuvantes,
Do teu sorriso.
Da tua voz ....
Da tua História....
Se no rádio escuto teu timbre ...
Reconheço-te de longe,
Mesmo sem a conhecer-te de perto,
Imagino-te...
Negra e forte
Como mulher empoderada,
Que não desiste fácil,
E que não para nunca.
E quando a conhecer-te
Talvez eu não te diga
Que és mais do que imaginei,
Que além de rima és poesia,
Flores e valores...
Tu transformas vidas...
Inspira meninas...
E faz de Lafaiete um lugar melhor.
Obrigado, por ter escolhido permanecer aqui,
Enquanto vários outros lugares... Gostariam de tê-la.
Jouglas Simão
"Nascida em Manhuaçu. Passou uma boa parte da vida em Ponte Nova. Acolhida por Lafaiete, aonde consolidou sua carreira. Filha de Olívia e Eugênio. Irmã de Marlene, Dôra, Kal, Beto, Naldo, Nande, Zana, Jacilene e Priscila.
Amante dos livros, da música, das artes. E foi pela competência que transformou o próprio ofício em arte também. A arte de dar notícias.
Com sua voz potente e única já mudou a vida de centenas de pessoas. Com campanhas solidárias, de sangue e de vida. Já encheu poliesportivo com milhares de pessoas para doação de medula óssea. Já ajudou a construir casas. A arrecadar alimentos e agasalhos. Já exaltou conquistas de muitos e variados tipos.
Já animou shows e ditou o ritmo dos sete de setembro. Já fez cerimonial de posses de vários políticos. Enfim, fez de tudo que um microfone de rádio permite fazer. Que páginas de site possibilitam.
Famosa quem? como ela brinca, esteve em todos os momentos históricos e importantes da história lafaietense e também de algumas cidades da região.
Mãe de Barbara. Mãe de Ana Cândida.
É esta a mulher que hoje é patrona da vigésima primeira edição do FACE, o festival de artes cênicas de Conselheiro Lafaiete. Regina da Silva Costa, a nossa Gina Costa. Uma mulher guerreira, que quase sempre travou suas batalhas somente contando com a sua coragem. Uma mulher inteligente. E acima de tudo uma profissional impecável. Tão boa no que faz que realmente conseguiu transformar notícias, boas ou não, na arte de informar uma cidade inteira."
Alexandra Barbosa